Oiee galera =d
Nosso grupo gold idea, mostra através desta imagem um exemplo de propaganda abusiva:
Marisol envia nota ao Projeto Criança e Consumo
Após a publicação da matéria "Lilica Ripilica não fala com Criança e Consumo", no site do Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, no dia 25 de junho, a Marisol S.A., fabricante das marcas de roupa Lilica Ripilica, Tigor T. Tigre e Pakalolo, se manifestou. Hoje (27), pela agência de comunicação integrada Opus Múltipla, a empresa enviou uma nota ao projeto do Instituto Alana.
No comunicado, a Opus Múltipa se desculpou pelo outdoor em que uma menina de cerca de 5 anos aparece numa pose sensual ao lado da frase “Use e se lambuze” (veja a foto abaixo). “Estamos tomando providências imediatas para a substituição dos anúncios e nos desculpamos pelo mal entendido”, escreveu a empresa (leia a íntegra da nota a seguir). A mídia fez parte da campanha de lançamento da Coleção Outono/Inverno Lilica Ripilica e foi idealizada pela agência de comunicação.
Em 23 de abril, o Projeto Criança e Consumo enviou a “Representação – Denúncia de Publicidade Abusiva” ao Ministério Público do Estado do Paraná, Comarca Londrina. A peça jurídica apresentou a irregularidade do outdoor, que além de ferir artigos da Constituição Federal, do Código de Defesa do Consumidor e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), também estimula a erotização precoce. A representação foi feita a partir de uma denúncia ao Criança e Consumo.
Além da nota, a Marisol se comprometeu a conceder uma entrevista à reportagem.
Veja a íntegra da nota da agência de comunicação integrada Opus Múltipla, que idealiza as campanhas publicitárias da Marisol S.A.
“Com referência à campanha de lançamento da Coleção Outono/Inverno Lilica Ripilica, temos as seguintes considerações a fazer:
“Em nenhum momento a Opus Múltipla procurou insinuar uma leitura sensual de seus anúncios. Somos uma agência com 36 anos de mercado e atendemos a conta da Marisol por mais de 20 anos, sem nunca precisar apelar para artifícios ilícitos para impactar o público.
“Da mesma forma, a Marisol é uma empresa idônea, com mais de 44 anos de atuação, que sempre zelou por uma boa relação com seus consumidores, incluindo pais e crianças.
“Lamentavelmente, fomos ingênuos em trabalhar o tema da coleção, que fazia alusão ao universo clássico do chá das cinco britânico, com seus irresistíveis doces. Tema que está presente nas roupas, por meio de aviamentos em forma de confeitos, na campanha publicitária e até nos desfiles que a marca realiza. A idéia foi adicionar um toque infantil ao tema, mostrando as crianças com as bocas lambuzadas pelos doces, num gesto típico e inocente das crianças.
“Nesse sentido, a frase escolhida apenas reforça o lado ‘brincadeira’ de uma cena aparentemente adulta. ‘Use e se lambuze’ teve o único propósito de sugerir que as crianças podem usar as roupas, sem deixar de ser crianças, podendo brincar e até se sujar com elas.
“Nosso erro foi o de não prever a malícia na cabeça das pessoas e as possíveis leituras que poderiam ser feitas a partir de uma mensagem simples e direta. Estamos tomando providências imediatas para a substituição dos anúncios e nos desculpamos pelo mal entendido.”
postado por:Jéssica Bernardes /Yasmin Rodrigues
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